sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Motivos Para Odiar Nerds

 

POR QUE as pessoas odeiam nerds? Ou melhor, esse ódio é justo?

Com uma rápida pesquisa você pode encontrar uma miríade de excelentes motivos para isso, na verdade: homofobia, racismo, misoginia, e uma série de outros comportamentos deploráveis parecem ser cultivados dentro dessas comunidades.

Eu mesmo, como um grande nerdola, tenho certa aversão a alguns subgrupos que se encaixam dentro deste termo, afinal, encontrar um mestre de RPG que não tenha o ego acima das nuvens me parece uma tarefa impossível.

Porém, odiar alguém por ser misógino ou racista, uma pessoa antiética em geral, é completamente diferente de odiar alguém porque ela curte ler histórias em quadrinhos japoneses... então porque, no discurso popular, e até mesmo acadêmico, parece haver uma preferência ao uso de termos como “gamers” ou “nerds” ou “otakus”, e similares, ao invés de “racista” ou “extremista político” e afins?

Digo, é estranho, não? Não é como se mulheres ou pessoas de cor fossem muito mais valorizadas em outras áreas; piadas de que mulheres jogam futebol mal são extremamente comuns, e já ouvi denúncias do quão estranho é a porcentagem de treinadores de futebol brancos para jogadores de cor.

Outros exemplos: gearheads tem um número semelhante de controvérsias, mas não é sinônimo de alguém quem dirige de forma imprudente; aqueles aficionados por cães de raça também colecionam tantas quantas polêmicas, mas ter um shih tzu não é visto como equivalente a abuso animal. Mas o mesmo não se aplica a nerds. Por exemplo, em “Ensaios de Filosofia Brasileira” gamers são diretamente conectados com a extrema direita liberal conservadora; e nós vemos esse tipo de discurso em várias outras fontes também.

E enquanto eu poderia tentar argumentar do porque as coisas funcionam dessa forma, acho muito mais produtivo concluir desse jeito: se você odeia nerds por algum comportamento imoral que a comunidade exibiu, por favor, se refira aos indivíduos problemáticos de forma específica. Ao invés de “eu odeio gamers”, use “racistas”, ou sei lá. Se não porque é como você provavelmente trata todas as outras comunidades de qualquer outra subcultura existente, então porque esse tipo de discurso normaliza comportamentos que não deveriam ser aceitos de forma alguma dentro da comunidade, e cria uma expectativa de que pessoas se comportem assim.


Gostou do post? Então podes também gostar dos meus livros! Acesse esse link, e compre já :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário