quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Afinal, Nerds Ainda São Odiados?


 Mas, afinal, as pessoas realmente pararam de odiar “nerds”?

Primeiramente, acho que é pertinente separar “nerd” de “geek”, e definir as palavras. Geek são pessoas com um interesse em especial em cultura pop; videogames, histórias de fantasia e ficção científica, histórias em quadrinho, etc.. Já o nerd, é uma pessoa interessada em ciências em geral... colocando esses termos de forma simplificada.

Dito isso, eu não acho que a opinião pública mudou muito sobre “nerds”, mas já existem muitas pessoas mais inteligentes e capacitadas do que eu para falar do tópico de anti intelectualismo no Brasil.

Agora, indo ao ponto dos geeks (e nessa categoria eu incluo gamers, otakus, o grupo todo), eu acredito que houve sim uma aceitação maior de que tipo de conteúdo é “socialmente aceitável” de se consumir, porém, eu também acho que a narrativa de que isso se tornou “popular” é grandemente exagerada.

O público geral pode sim estar consumindo mais cultura geek, mas sempre houveram certas obras que furavam a bolha “nerd”, e isso não necessariamente indica que as pessoas tenham uma mente mais aberta agora, da mesma forma como pode indicar que apenas os métodos de comunicação estão muito mais eficientes do que no passado; digo, é bem possível que o maior marmanjo que fique comentando “cringe” em qualquer vídeo de cosplay por aí, ame Dragon Ball ou filmes do Estúdio Ghibli ou tenha algum console para jogar fifa 73 ou sei lá.

Mas a verdade é que qualquer conteúdo que desafie ou simplesmente não se encaixe em padrões convencionais, sejam de moral, de gênero, ou de religião, ou estético, SEMPRE vão ser marginalizados.


Gostou do post? Então podes também gostar de meus livros! Acesse esse link, e compre já :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário