terça-feira, 15 de abril de 2025

Meu Problema com Webnovels

 


    Eu acabei de terminar de ler o terceiro volume de “There’s no Epic Loot in Here, Only Puns”. A história atualmente totaliza cerca de 800 mil palavras, ou seja, pouco menos que 4 dos 5 livros publicados das Crônicas de Gelo e Fogo. É uma história que vem sendo escrita a mais de 7 anos. E é uma de meus livros favoritos de todos os tempos.

    Esse livro é uma “web novel”. Ou seja, um livro com capítulos serializados postado em sites especializados.

    A história dele é sobre uma mulher que reencarna como uma dungeon, um calabouço mágico, uma caverna mesmo, e ela tem o poder de transformar esse ambiente como quiser; colocar armadilhas nele, criar monstros, e tudo que você espera de uma dungeon num jogo de RPG. Mas ela não quer matar um monte de aventureiros nem nada, e constrói um espaço de “aventuras seguras”, resumidamente.

    E honestamente, eu posso fazer um vídeo inteiro de horas de duração só comentando sobre tudo que eu amo sobre esse livro, mas o que eu quero realmente compartilhar aqui é o único problema que eu tenho com essa história, seu único defeito em minha opinião...

    Que acaba sendo um defeito que TODA webnovel de sucesso tem; Forgotten Emperror, Beware of Chicken (esse especialmente), e o livro que me fez fazer esse vídeo.

    E esse problema é intrínseco ao formato dessa mídia: enquanto no formato de publicação tradicional você só vai obter lucros uma vez que uma parte significativa de sua história estiver completa – um volume inteiro –, no formato de webnovels, autores de sucesso não tem esse incentivo, uma vez que eles conquistam seus leitores assinantes do Patreon, eles já alcançaram seu objetivo, e consequentemente a conclusão de qualquer etapa da história é a última coisa que eles querem alcançar. Não, o ideal para esses autores é esticar a própria história o máximo possível pelo maior número de anos possíveis, porque essa é a forma que eles fazem dinheiro, porque uma vez que o livro estiver pronto, não tem mais porque continuar como um assinante de seu Patreon.

    Você pode argumentar que eles podem só escrever uma história nova depois, mas não é assim que funciona, existem inúmeros exemplos de autores que tiveram uma história que foi um mega sucesso, e depois falharam em criar histórias novas; Kishimoto, J. K. Rolling, etc. A diferença entre esses e autores de webnovels e a magnitude do dinheiro feito com seus livros né, são muito poucos aqueles que se tornam multi milionários com webnovels, então o medo de perder seu ganha pão é ainda maior.

    Então a gente acaba com histórias como “Mark of the Fool” que teve um começo muuuuito forte, tem um começo excelente, mas assim que fisgou seus leitores mais leais, o autor pisa na embreagem e passa para a primeira marcha, e de repente a história se torna um tédio absurdo; o que antes fluía como água, agora flui como mel. Você recebe capítulo após capítulo sobre absolutamente nada relevante, completo filler/encheção de linguiça que deveriam ser só uma linha contando uma curiosidade do mundo.

    A gente acaba com histórias como “Beware of Chiken”, que eu amei até mais ou menos metade do segundo livro, mas... cara, a reta final é mais esticada que seu episódio padrão de One Piece – o autor fica criando empolgação e prometendo que o final do livro já está logo ali por uns setenta capítulos ou sei lá, eu lembro que na época, quando cheguei na parte que prometia que o clímax já estava logo ali (é uma daquelas situações de “o planeta vai explodir em 5 minutos” em que os minutos nunca passam), eu fiz café, preparei uma fatia de bolo e os caramba para ler esses capítulos finais, e mano, e só fui terminar esse volume, tipo, dias depois, porque esses capítulos não chegavam nunca, ao ponto de que, quando o clímax finalmente aconteceu eu o que eu quis gritar foi “finalmente!” ao invés de “Isso, que foda!”.

    Mas Only Puns é diferente. Eu não posso dizer que tem uma parte chata, eu acho todo capítulo divertido, mesmo quando é claramente só enrolação... só que, cara, essa história já tem uns 500 personagens, e cada um deles com o próprio arco rolando simultaneamente... e o autor continua a incluir mais personagens, cara. Já faz sete anos, mano, começa a afunilar essa história, a concluir alguma coisa, fecha algum arco de personagem, remova algum elemento dessa história. Já tá num ponto que é impossível navegar os capítulos mais recentes sem uma wikia, sabe?

    Eu amo sim os personagens dessa história, o universo construído, e quase tudo desse livro, mas ele é como um museu de arte repleto de obras primas pela metade... cujo artista continua a construir e abandonar mais e mais peças.

    Conclusão: livro 10/10, termina alguma coisa logo, por favor.

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