Eu acabei de terminar de ler o terceiro volume de “There’s
no Epic Loot in Here, Only Puns”. A história atualmente totaliza cerca de 800
mil palavras, ou seja, pouco menos que 4 dos 5 livros publicados das Crônicas
de Gelo e Fogo. É uma história que vem sendo escrita a mais de 7 anos. E é uma
de meus livros favoritos de todos os tempos.
Esse livro é uma “web novel”. Ou seja, um livro com capítulos serializados postado em sites especializados.
A história dele é sobre uma mulher que reencarna como uma
dungeon, um calabouço mágico, uma caverna mesmo, e ela tem o poder de
transformar esse ambiente como quiser; colocar armadilhas nele, criar monstros,
e tudo que você espera de uma dungeon num jogo de RPG. Mas ela não quer matar
um monte de aventureiros nem nada, e constrói um espaço de “aventuras seguras”,
resumidamente.
E honestamente, eu posso fazer um vídeo inteiro de horas de
duração só comentando sobre tudo que eu amo sobre esse livro, mas o que eu
quero realmente compartilhar aqui é o único problema que eu tenho com essa
história, seu único defeito em minha opinião...
Que acaba sendo um defeito que TODA webnovel de sucesso tem;
Forgotten Emperror, Beware of Chicken (esse especialmente), e o livro que me
fez fazer esse vídeo.
E esse problema é intrínseco ao formato dessa mídia: enquanto
no formato de publicação tradicional você só vai obter lucros uma vez que uma
parte significativa de sua história estiver completa – um volume inteiro –, no
formato de webnovels, autores de sucesso não tem esse incentivo, uma vez que
eles conquistam seus leitores assinantes do Patreon, eles já alcançaram seu
objetivo, e consequentemente a conclusão de qualquer etapa da história é a
última coisa que eles querem alcançar. Não, o ideal para esses autores é
esticar a própria história o máximo possível pelo maior número de anos
possíveis, porque essa é a forma que eles fazem dinheiro, porque uma vez que o
livro estiver pronto, não tem mais porque continuar como um assinante de seu
Patreon.
Você pode argumentar que eles podem só escrever uma história
nova depois, mas não é assim que funciona, existem inúmeros exemplos de autores
que tiveram uma história que foi um mega sucesso, e depois falharam em criar histórias
novas; Kishimoto, J. K. Rolling, etc. A diferença entre esses e autores de
webnovels e a magnitude do dinheiro feito com seus livros né, são muito poucos
aqueles que se tornam multi milionários com webnovels, então o medo de perder
seu ganha pão é ainda maior.
Então a gente acaba com histórias como “Mark of the Fool”
que teve um começo muuuuito forte, tem um começo excelente, mas assim que
fisgou seus leitores mais leais, o autor pisa na embreagem e passa para a
primeira marcha, e de repente a história se torna um tédio absurdo; o que antes
fluía como água, agora flui como mel. Você recebe capítulo após capítulo sobre
absolutamente nada relevante, completo filler/encheção de linguiça que deveriam
ser só uma linha contando uma curiosidade do mundo.
A gente acaba com histórias como “Beware of Chiken”, que eu
amei até mais ou menos metade do segundo livro, mas... cara, a reta final é
mais esticada que seu episódio padrão de One Piece – o autor fica criando
empolgação e prometendo que o final do livro já está logo ali por uns setenta
capítulos ou sei lá, eu lembro que na época, quando cheguei na parte que prometia
que o clímax já estava logo ali (é uma daquelas situações de “o planeta vai
explodir em 5 minutos” em que os minutos nunca passam), eu fiz café, preparei
uma fatia de bolo e os caramba para ler esses capítulos finais, e mano, e só
fui terminar esse volume, tipo, dias depois, porque esses capítulos não
chegavam nunca, ao ponto de que, quando o clímax finalmente aconteceu eu o que
eu quis gritar foi “finalmente!” ao invés de “Isso, que foda!”.
Mas Only Puns é diferente. Eu não posso dizer que tem uma
parte chata, eu acho todo capítulo divertido, mesmo quando é claramente só
enrolação... só que, cara, essa história já tem uns 500 personagens, e cada um
deles com o próprio arco rolando simultaneamente... e o autor continua a
incluir mais personagens, cara. Já faz sete anos, mano, começa a afunilar essa
história, a concluir alguma coisa, fecha algum arco de
personagem, remova algum elemento dessa história. Já tá num ponto que é
impossível navegar os capítulos mais recentes sem uma wikia, sabe?
Eu amo sim os personagens dessa história, o universo
construído, e quase tudo desse livro, mas ele é como um museu de arte repleto
de obras primas pela metade... cujo artista continua a construir e abandonar
mais e mais peças.
Conclusão: livro 10/10, termina alguma coisa logo, por
favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário