segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Uma Breve Review de "Cultivation Online"

Cultivation Online foi o motivo de eu não ter gravado três vídeos semana passada: eu simplesmente não consegui deixar esse livro de lado.

Na superfície, ele é seu xianxia litrpg típico, com o protagonista apelão, jovem mestres arrogantes e uma miríade de “belezas de jade”, porém esse é o tipo de história que mostra que maestria sobre os fundamentais de qualquer arte é tudo.

Sim, o protagonista é super apelão, mas só no jogo, na vida real ele é paralisado do pescoço para baixo, cego, e sob constante risco de perder a fala ou até a vida, então mesmo quando ele demonstra algum potencial anormal, há uma sensação de justiça kármica.

Sim, ele rapidamente realiza inúmeros feitos que o colocam no top que vários ranks, mas como alguém acamado, é claro que ele vai interagir com o único mundo onde ele pode andar e ver de forma diferente de outros players; enquanto eles tentam fazer quests repetitivas de mmos (coletar ervas, etc.), ou cometerem crimes contra outros players e npcs, o protagonista só quer sentir o vento na pele, o gosto de comida que não seja sopinha de hospital, e conversar com alguém que não é sua cuidadora.

Sim, Cultivation Online é uma história muito padrão, mas sua fundação é tão sólida que em momento algum eu me senti entediado, ao ponto que eu cheguei a ler 300 páginas em um dia, dando risadinhas e balançando os pés sempre que o protagonista impressionava todos ao seu redor pela milionésima vez.

Dito isso, eu não planejo continuar a ler os outros CINQUENTA E UM volumes dessa série.

Primeiro, porque o papo de escolhido predestinado fica cada vez mais presente, o que para mim é muito menos interessante do que o underdog, e segundo, porque (segundo spoilers) eventualmente Cultivation Online se torna um harem smut onde o protagonista sai comendo toda mulher que aparece em seu caminho. Infelizmente, um destino bastante comum para esse gênero.

Mas, ei! O primeiro volume foi muito bom. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário