segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Escreva Mal, Mas Escreva!

“Escreva mal, mas escreva”, uma tradução livre do título do documentário “Don’t Get It Right, Get It Written”. E se você está em busca de inspiração para começar seu próximo livro ou roteiro ou qualquer trabalho escrito, eu recomendo demais esse documentário.

Ele consiste de uma coleção de entrevistas com uma série de escritores bastante bem-sucedidos, que discutem seu processo criativo e experiência no mundo da arte.

E dentre a miríade de tópicos abordados, duas coisas me chamaram a atenção

1. Diferentemente do que você vai encontrar procurando em fóruns e canais populares, que têm todos quase exatamente as mesmas inspirações, todos os escritores entrevistados tinham rotinas e processos criativos completamente diferentes. Alguns escreviam só de noite, outros só de manhã; alguns escreviam completamente isolados, outros em cafés e cercados por pessoas. Alguns escreviam em ordem cronológica, outros escreviam cenas avulsas e faziam uma espécie de colagem colocando tudo junto no fim. Então, se alguém fala que você absolutamente tem que seguir algum processo específico, essa pessoa provavelmente não sabe do que está falando.

2. Todos os autores concordaram em uma coisa, unanimemente, sem saber o que os outros haviam falado. Se você quer ser um escritor, você tem que escrever. Você não pode esperar por inspiração ou a hora certa ou que seja. É preciso uma rotina de escrita, qualquer que você venha a decidir, mas como toda arte, a escrita precisa ser praticada constantemente. 10 páginas ruins são infinitamente melhores do que nenhuma página escrita.

Então, para todos os escritores e aspirantes lendo isso: escreva mal, mas escreva!

Link do documentário: 
https://www.youtube.com/watch?v=V6Yql0jrjow

Nenhum comentário:

Postar um comentário