Críticas à comunidade de escritores brasileiros vindas de um escritor brasileiro.
Antes de prosseguir com esse texto, eu só quero deixar claro
que eu amo a literatura nacional e sempre tento interagir com outros autores
brasileiros e consumir seu conteúdo o máximo possível; nos eventos que
frequento sempre visito as barraquinhas de escritores, e já comprei muitos
livros nacionais tanto físicos, quanto digitais.
Dito isso, quais são os maiores pecados dos autores
nacionais em minha opinião:
- Eles mesmos não leem outros livros nacionais. Muitos publicam seus originais esperando um tratamento que eles mesmos não dão a outros autores na mesma situação. Quando isso não é evidente em seu discurso, quando abertamente, quase com orgulho, afirmam não leram outros volumes brasileiros, é em sua escrita, e é muito evidente.
- Expectativas quase megalomaníacas em cima de seu conteúdo. Eu já conversei com múltiplos autores de livros de fantasia brasileiros que disseram explicitamente que queriam ser o “Tolkien brasileiro”, ou deixaram isso, pelo menos, muito fortemente implícito em seu discurso. Já vi pessoas adultas afirmarem querer vender bilhões de cópias.
- Seu conteúdo é quase irrelevante à realidade de qualquer pessoa. O que eu quero dizer com isso é que seus livros são tão derivativos de sucessos estrangeiros, que se um brasileiro lê-lo, não vai conseguir se identificar com nenhum elemento da história, mas ao mesmo tempo, também não tem nenhuma das nuances que fazem suas inspirações brilharem, então nem mesmo estrangeiros seriam capazes de tirar qualquer significado da narrativa.
Resumindo, acho que eles deveriam ler mais livros nacionais,
e serem mais humildes.
Gostou do post? Então podes também gostar dos meus livros! Acesse esse link e compre já :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário