quinta-feira, 3 de julho de 2025

Impressões de Record of Lodoss War

 


Recentemente terminei de assistir Record of Lodoss War, e essas são minhas impressões do anime.

Já abordando o ponto mais óbvio quando se trata desse anime, ele é monumentalmente lindo, um dos animes de fantasia medieval mais bonitos que já assisti, se não O anime de fantasia medieval mais bonito que já assisti. Os personagens vestem roupas que realmente parecem apropriadas para o período e cultura que eles vivem, guerreiros vestem armaduras de verdade, e não só uma jaqueta de eboy, e o design dessas armas e armaduras e mantos é super intricado e lindíssimo, houveram várias cenas que eu pensei “pô, isso daria um gif foda” ou “uma edit foda”; e ainda nos visuais, e esse é um ponto irrelevante para muitos, mas eu queria chamar a atenção para essa arte em decadência, os homens idosos são muito bem desenhados nesse OVA, eles tem todas as rugas e expressão que você esperaria de uma pessoa de idade avançada, não são nada como aqueles velhos de animes mais clean onde é literalmente só um adolescente, mas com uns risquinhos embaixo dos olhos e nos cantos da boca.

Além, disso, os personagens (com exceção de um), são todos muito legais e carismáticos, com personalidades e aparência e desenvolvimento muito distintos, por mais que o enredo principal do anime seja muito rushado; a história parece que deveria ter durado uns 50 episódios, mas acontece em apenas 13, muita coisa não tem explicação alguma, e muitos eventos são simplesmente pulados. Porém, o enredo principal, por mais que seja umas três vezes menor do que eu sinto que deveria ser, ainda assim é muito interessante, não tem um único episódio que seja entediante.

Além disso tudo, supostamente Lodoss War é a maior inspiração para histórias de fantasia medieval no estilo europeu para os japoneses, e é uma ficção com uma história de origem e influência muito interessantes. Inclusive, eu não vi ninguém fazendo esse paralelo, mas tem umas cenas aqui que são quase idênticas a outras que vemos em Berserk, com dois personagens muito parecidos com o Guts e a Casca, e que saíram muito antes desses eventos serem publicados no mangá de Berserk.

Porém, nem tudo são flores. Esse anime tem um ponto negativo, e o nome dele é Parn, o personagem principal.

Ele é aquele tipo de protagonista que tá sempre de mal humor, é grosso com todos os seus amigos, e grita o tempo todo. Porém, ele não faz nem o papel de self-insert direito, porque ele não realiza uma ÚNICA coisa relevante o anime inteiro. Ele não vence NEM UMA batalha contra um personagem que não seja um figurante sem a interferência de outros personagens, ele constantemente é salvo por todo mundo, ele nunca pensa em um plano decente... basicamente, ele é um cara super marrento que se joga contra o perigo de cara e sem pensar duas vezes, sempre leva uma puta sova, perde a luta, e mesmo assim todo mundo fica pagando o maior pau para ele, e é assim do começo ao fim, em todos os arcos!

No final desses OVAs, eu podia citar o nome de uma meia dúzia de pessoas que realmente contribuíram para salvar o mundo, mas passaram em branco, sem receber mérito algum, enquanto o merda do Parn recebe títulos e celebrações e presentes e fica com a elfa gata no final!

Conclusão: esse anime é 99% incrível, mas o 1% ruim é TÃO ruim, que arrasta essa história muitos degraus para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário