domingo, 11 de maio de 2025

Entrevista Com Desenvolvedora do Jogo "Sunny Trails"


    O post de hoje é um pouco diferente: é uma entrevista com a desenvolvedora de jogos Angela!

    Jonas: “Angela, você quer falar um pouquinho, se introduzir?”

    Angela: “Oiê! Bom, eu sou a Angela, eu sou diretora de arte no estúdio que faz jogos e animação, e também faço meus projetos solo. Meu projeto solo é o Sunny Trails. O Sunny Trails é pra ser, assim, uma aventura mística, mágica, de três deusas japonesas que vêm pro Brasil pra uma festa, mas ao chegarem aqui, assim, elas veem que todo mundo já tinha virado pedra e que algum visitante desconhecido tinha transformado todo mundo nisso, né? A ideia do Sunny Trails é passar por essa aventura, mas também vai ter ali o seu acampamentozinho, vai poder colecionar itens, enfeitar, pescar, fazer mais várias coisas e ainda conhecer mais sobre mitologia, tanto local aqui, quanto do mundo todo.”

    Jonas: “Então, o que te levou a decidir que queria trabalhar com a criação de jogos?”

    Angela: “Então, eu já jogo bastante desde bem criança. Eu não achava que era uma possibilidade trabalhar com jogos, né? Aí eu comecei fazendo outras faculdades. No meio da faculdade de design gráfico, eu descobri que era possível fazer jogos. Eu conheci gente que trabalhava na área, comecei a conhecer gente. E aí, parti pra fazer design de jogos mesmo. Então, foi só por ter descoberto que era possível, assim.”

    Jonas: “Quais foram as suas maiores inspirações pra criar o Sunny Trails?”

    Angela: “Um dos exemplos, assim, foi o Horda de Aventura. O Tangle Tower foi a outra inspiração, assim, pro estilo dos personagens serem mais espichados, ter um estilo mais solto. Então, foi uma mistura dessas coisas, assim, de cartoons bonitinhos, querendo trazer isso pro mundo dos jogos. E esse jogo chamado Tangle Tower.”

    Jonas: “Como vem sendo o processo de publicação do Sunny Trail? Houve alguma surpresa nesse processo?”

    Angela: “Participamos de vários eventos para fazer playtest com o público mesmo. Ver onde a gente tinha que estar melhorando. A gente fez várias evoluções. Agora na Gamescom a gente está levando a nossa versão final da demo. Para validar umas últimas coisinhas. E está lançando a demo na Steam. Então a gente está ainda nesse começo desse processo. E de surpresa no processo, na verdade tudo é muito novo pra gente, né? Tipo, é o primeiro projeto que a gente tá colocando a cara, assim, a tapa na frente, sabe? Porque até então os que eu já tinha feito, a gente publicava, eu já fazia muito mais mobile antes. Então é a primeira vez que a gente vai pra Steam e conhecendo muita coisa, então meio que tudo é meio surpresa.”

    Jonas: “E falar em todo esse processo, como é novo e tudo, quais são as maiores dificuldades, desafios com os quais vocês tombaram durante todo o desenvolvimento e publicação do Sunny Trade?”

    Angela: “Acho que uma das coisas mais difíceis é conseguir quebrar essa barreira que o Brasil tem, para conseguir conversar com grandes publishers, com grandes investidores, é difícil. A gente consegue ainda ter a Gamescom Latam, ainda que no Brasil que é grande, mas a gente tem que conseguir em eventos, sabe? E essas coisas são muito caras, assim.”

    Jonas: “Por fim... Você tem alguma dica para outros aspirantes a desenvolvedores de jogos?”

    Angela: “Nossa, eu tenho muitas. Existem muitas formas de fazer jogo, muitas formas de desenvolver jogos, e diferentes públicos e diferentes plataformas. Então, acho que a maior dica é tentar sugar as informações das pessoas. Tenta ir nos eventos, mesmo que sejam eventos mais menores da própria cidade, ver palestras, ver o que essas pessoas têm a dizer, assim, pra ir vendo qual foi a trilha delas, sabe?

    Perguntar sobre isso para as pessoas, porque no geral, pessoal de jogos, eu não vejo um bloqueio, assim, pra querer conversar sobre qual foi a trilha, sabe? Pra se ajudar, porque às vezes é uma área que parece ser mais difícil conseguir entender aonde começar, mas vai conversando com as pessoas ali pra ir conhecendo mesmo, assim, qual foi a trilha que as pessoas tiveram pros jogos delas, porque isso te ajuda a flexibilizar e ir por aqui ou por ali, que não existe um caminho engessado, sabe? Isso ajuda muito, assim, a tu não achar que fracassou em algo, porque, tipo, tem mais um zilhão de possibilidades.”

    Jonas “Eu já tomei muito do seu tempo, então eu gostaria de agradecer por essa entrevista, eu sei que você tá muito ocupada com o concurso que tá rolando agora, o desenvolvimento do jogo, a publicação dele na Steam, a dublagem, então, de novo, muito obrigado pela entrevista. E gostarias de ter uma palavra final?”

    Angela: “Não, não tá tirando o meu tempo, não. Faz parte, assim. Eu fico bem feliz de ter tido a oportunidade de participar. Obrigada por ter me chamado. Acho que a última coisa que eu posso comentar é que deem wishlist no Sunny Trails, na Steam, que vai ajudar bastante, bastante mesmo.”

    Sunny Trails na Steam: aqui.

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