O post de hoje é um pouco diferente: é uma entrevista com a desenvolvedora de jogos Angela!
Jonas: “Angela, você quer falar um pouquinho, se introduzir?”
Angela: “Oiê! Bom, eu sou a Angela, eu sou diretora de arte
no estúdio que faz jogos e animação, e também faço meus projetos solo. Meu
projeto solo é o Sunny Trails. O Sunny Trails é pra ser, assim, uma aventura
mística, mágica, de três deusas japonesas que vêm pro Brasil pra uma festa, mas
ao chegarem aqui, assim, elas veem que todo mundo já tinha virado pedra e que
algum visitante desconhecido tinha transformado todo mundo nisso, né? A ideia
do Sunny Trails é passar por essa aventura, mas também vai ter ali o seu acampamentozinho,
vai poder colecionar itens, enfeitar, pescar, fazer mais várias coisas e ainda
conhecer mais sobre mitologia, tanto local aqui, quanto do mundo todo.”
Jonas: “Então, o que te levou a decidir que queria trabalhar
com a criação de jogos?”
Angela: “Então, eu já jogo bastante desde bem criança. Eu
não achava que era uma possibilidade trabalhar com jogos, né? Aí eu comecei
fazendo outras faculdades. No meio da faculdade de design gráfico, eu descobri
que era possível fazer jogos. Eu conheci gente que trabalhava na área, comecei
a conhecer gente. E aí, parti pra fazer design de jogos mesmo. Então, foi só
por ter descoberto que era possível, assim.”
Jonas: “Quais foram as suas maiores inspirações pra criar o
Sunny Trails?”
Angela: “Um dos exemplos, assim, foi o Horda de Aventura. O Tangle
Tower foi a outra inspiração, assim, pro estilo dos personagens serem mais
espichados, ter um estilo mais solto. Então, foi uma mistura dessas coisas,
assim, de cartoons bonitinhos, querendo trazer isso pro mundo dos jogos. E esse
jogo chamado Tangle Tower.”
Jonas: “Como vem sendo o processo de publicação do Sunny
Trail? Houve alguma surpresa nesse processo?”
Angela: “Participamos de vários eventos para fazer playtest
com o público mesmo. Ver onde a gente tinha que estar melhorando. A gente fez
várias evoluções. Agora na Gamescom a gente está levando a nossa versão final
da demo. Para validar umas últimas coisinhas. E está lançando a demo na Steam.
Então a gente está ainda nesse começo desse processo. E de surpresa no
processo, na verdade tudo é muito novo pra gente, né? Tipo, é o primeiro
projeto que a gente tá colocando a cara, assim, a tapa na frente, sabe? Porque
até então os que eu já tinha feito, a gente publicava, eu já fazia muito mais
mobile antes. Então é a primeira vez que a gente vai pra Steam e conhecendo
muita coisa, então meio que tudo é meio surpresa.”
Jonas: “E falar em todo esse processo, como é novo e tudo,
quais são as maiores dificuldades, desafios com os quais vocês tombaram durante
todo o desenvolvimento e publicação do Sunny Trade?”
Angela: “Acho que uma das coisas mais difíceis é conseguir
quebrar essa barreira que o Brasil tem, para conseguir conversar com grandes
publishers, com grandes investidores, é difícil. A gente consegue ainda ter a
Gamescom Latam, ainda que no Brasil que é grande, mas a gente tem que conseguir
em eventos, sabe? E essas coisas são muito caras, assim.”
Jonas: “Por fim... Você tem alguma dica para outros
aspirantes a desenvolvedores de jogos?”
Angela: “Nossa, eu tenho muitas. Existem muitas formas de
fazer jogo, muitas formas de desenvolver jogos, e diferentes públicos e
diferentes plataformas. Então, acho que a maior dica é tentar sugar as
informações das pessoas. Tenta ir nos eventos, mesmo que sejam eventos mais
menores da própria cidade, ver palestras, ver o que essas pessoas têm a dizer,
assim, pra ir vendo qual foi a trilha delas, sabe?
Perguntar sobre isso para as pessoas, porque no geral,
pessoal de jogos, eu não vejo um bloqueio, assim, pra querer conversar sobre
qual foi a trilha, sabe? Pra se ajudar, porque às vezes é uma área que parece
ser mais difícil conseguir entender aonde começar, mas vai conversando com as
pessoas ali pra ir conhecendo mesmo, assim, qual foi a trilha que as pessoas
tiveram pros jogos delas, porque isso te ajuda a flexibilizar e ir por aqui ou
por ali, que não existe um caminho engessado, sabe? Isso ajuda muito, assim, a
tu não achar que fracassou em algo, porque, tipo, tem mais um zilhão de
possibilidades.”
Jonas “Eu já tomei muito do seu tempo, então eu gostaria de
agradecer por essa entrevista, eu sei que você tá muito ocupada com o concurso
que tá rolando agora, o desenvolvimento do jogo, a publicação dele na Steam, a
dublagem, então, de novo, muito obrigado pela entrevista. E gostarias de ter
uma palavra final?”
Angela: “Não, não tá tirando o meu tempo, não. Faz parte,
assim. Eu fico bem feliz de ter tido a oportunidade de participar. Obrigada por
ter me chamado. Acho que a última coisa que eu posso comentar é que deem
wishlist no Sunny Trails, na Steam, que vai ajudar bastante, bastante mesmo.”
Sunny Trails
na Steam: aqui.
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