sexta-feira, 11 de abril de 2025

Desabafo: Cultura Cringe


    Tem algo que me incomoda muito na cultura da internet contemporânea, e isso é o ato de taxar tudo que não se encaixa na moda do momento como “cringe”, embaraçoso, vergonha alheia.

    Eu vou direto ao ponto aqui: enquanto você estiver perseguindo aquilo que está em alta, você sempre vai ser cringe.

    "Ai, cultura emo é tão cringe, cultura hipster é tão cringe, cultura scene, geek, numetal, nightcore."

    "Ai, porque eu não gosto de cabelo liso, ou cabelo crespo, ai, porque eu não gosto de calça apertada, ou larga, de piercing na boca, ou no nariz..."

    Cara, essa é uma indústria propositalmente projetada para que a onda do momento se torne obsoleta após certo período de tempo, e com a adoção em massa de redes sociais, esses ciclos de moda estão ficando cada vez mais curtos.

    E com a palavra “moda” eu não me refiro apenas a roupas não, mas qualquer coisa realmente, videogames, filmes, ou até opiniões.

    Eu sei que é muito mais fácil vir aqui falar da boca para fora “só não se importe com a opinião dos outros e aproveite o que você gosta”, ou “só seja você mesmo”, ou algo genérico assim, porque tem muito mais envolvido nisso, especialmente em certos ambientes, mas tente criar pelo menos ALGUM espaço onde você possa ser você mesmo sabe? Ou então, no mínimo, não contribua para com essa cultura de bullying, vamos chamar do que realmente é.

    Eu entendo que na vida real você precisa da aprovação de colegas de serviço ou seus superiores, ou professores ou colegas de classe para poder exercer qualquer papel em paz, mas se você só ficar perseguindo a aprovação dos outros em todos os ambientes, você vai ser infeliz para sempre.

    E se você pensa que seu gosto atual é realmente condizente com o que está em alta hoje, espero que estejas certo e não acabes como um daqueles chatões que vem reclamar que tiveram piercings ou tatuagens cringe um ou dois anos depois. Se você tem certeza de que não está sendo só mais um consumidor manipulado, que bom, espero que estejas feliz.

    E de forma alguma estou tentando diminuir quem está curtindo a onda do momento, ou que realmente pensa que as coisas que fez no passado não condizem com quem essa pessoa realmente é, ninguém é imune a propaganda, e as opiniões das pessoas mudam sim. Mas existe diferença entre seus gostos amadurecerem, e estar apenas sendo só controlado por forças de mercado, e se você se transforma completamente a cada seis meses, ou um ano ou dois, e fica postando na internet sobre como essas coisas eram cringe ao invés de que você simplesmente gostava delas, talvez seja interessante repensar o que é sua opinião e o que são opiniões que você inconscientemente assimilou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário