sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Porque Droppei "Grimgar Of Fantasy and Ash"

Por que eu droppei a light novel de Grimgar? Essa postagem contém spoilers de toda a obra.

Para quem não sabe, esse é um isekai de fantasia sombria onde umas 20 pessoas foram para outro mundo, mas a história acompanha o grupo mais fraco, desajeitado, e socialmente inepto possível, e suas dificuldades como aventureiros.

Eu adorava esse anime, e as light novels também, tanto que apesar de não ser lá um leitor muito rápido, eu lia um volume a cada dois ou três dias mais ou menos. E de fato, os três primeiros volumes são excelentes, muito viscerais e tocantes.

Mas a partir do quarto volume, toda a história, sociedade, e aprofundamento de Grimgar, o mundo do título da série, é deixada de lado para explorarmos... o multiverso.

E se você espera que esses outros mundos sejam tão interessantes quanto Grimgar, eu lamento, porque sua construção se resume apenas a: “é um mundo de fantasia medieval, mas é sempre crepúsculo”, ou “é um mundo de fantasia medieval, mas é sempre noite”, ou outro truque ridículo e sem profundidade alguma.

São cenários tão rasos que nem parecem ter sido escritos pelo mesmo autor, que se deu ao trabalho de explicar o sistema bancário, famílias importantes, leis e tradições de Grimgar tão vividamente.

E infelizmente, o mundo em si não é a única coisa que regressa!

Os personagens simplesmente não evoluem nem uma fração de um pouquinho desde o volume 3, eles não ficaram mais confiantes, ou mais fortes, não estabeleceram objetivos, o romance de ninguém não foi para lugar algum....

E pelos spoilers que eu li de livros posteriores, eles literalmente perdem a memória, e começam tudo de novo eventualmente. Então mesmo o insignificante progresso que eles fazem ao longo de, tipo, 12 volumes, é apagado.

Resumindo, apesar de “Grimgar of Fantasy and Ashes” ter tido um começo espetacular, o cenário não apenas regressou consideravelmente e não se recuperou em 7 volumes, como também os personagens ficaram presos no mesmo estado mental e físico, do começo da série. Uma pena, pois essa história tinha um potencial enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário