segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Mimese Na Cultura Pop


“Mimese” é a ideia de que a ficção copia (ou deveria copiar) a realidade. Uma obra muito famosa que segue essa filosofia é Godzila, por exemplo; todo mundo já está careca de saber que o monstro representa a bomba nuclear, e quando usado pelos japoneses ele é um vilão, mas quando usado pelos americanos, é um herói. Porém, existem outras histórias igualmente populares que podem ser lidas como fazendo referência a eventos históricos de forma proposital ou não, que eu não vejo muita gente falando sobre. Se você não tem medo de spoilers, algumas dessas obras, e seus paralelos históricos são...
  • Naruto, Bleach, e Durarara: contém cientistas que fizeram (as vezes em período de guerra) inúmeros experimentos humanos terríveis, que custam a vida de muitas pessoas inocentes da forma mais brutal imaginável, e que acabam completamente impunes no final no final de suas obras. E eu não acho que esse tropo é comum em mídias japonesas à toa, porque eles de fato têm um histórico disso, essa sendo basicamente a história da unidade japonesa 731 na segunda guerra mundial.


  • Assassins’ Creed, A Sombra do Corvo, Halo, e muitos outros: contém antigas civilizações que eram muito mais avançadas do que as que existem no presente dessas obras, e de novo, eu não acho que seja uma coincidência que esse tropo seja tão mais comum em obras ocidentais, nossa cultura eurocêntrica sendo simplesmente obcecada com o antigo império romano, até com países em continentes inteiramente diferentes fazendo referências a esse império morto a mais de um milênio em sua arquitetura, moeda, e muito mais.


  • Shingeki no Kyojin, Hunter x Hunter, e Claymore: são sobre sociedades isoladas, tão embrenhadas em seus próprios conflitos internos, que nem sabem que existe um mundo inteiro lá fora, muito maior e mais perigoso do que qualquer capricho decorrendo nas ilhas nação nas quais essas histórias se passam. Para mim, isso é muito claramente referente à política Sakoku japonesa, que manteve o país fechado por séculos, enquanto o mundo seguia lá fora, e resultou no país ficando... bem, séculos atrás de outras potências, que vieram a forçar os japoneses a abrir seu país sob condições ditadas por estrangeiros.


Dito isso tudo... quais seriam nossas cicatrizes e obsessões históricas referenciadas por nossos artistas consciente ou inconscientemente?



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