Bilionários, quando criticados, são rapidamente protegidos por seus fãs, que quase que imediatamente apontam suas tradições filantrópicas, o quanto dinheiro já doaram de bom coração para o bem do mundo.
Mas isso é apenas uma propaganda baseada em mentiras, e devido aos seguintes fatos:
- Bilhões de dólares não são feios através de políticas de trabalho, consumo, e renda apropriadas; mas através de trambiques sobre impostos de renda, e exploração de trabalhadores e consumidores. Por exemplo, “acidentes de trabalho” provocados pela cultura da empresa Amazon do bilionário Jeff Bezos acontecem quase duas vezes mais do que em outras empresas; e é estimado que bilionários deixam de pagar cerca de 600 bilhões de dólares, só nos Estados Unidos em impostos todos os anos.
- Até 90% do dinheiro doado vai para países que já são muito ricos, e quando vão para países realmente pobres, não é para ajudar ninguém, mas para dar continuidade ao processo colonial eurocêntrico; por exemplo, a Fundação Bill Gates fez lobby com políticos africanos para tornar ilegal a plantação de sementes que não aquelas aprovadas pela fundação. E, é claro, “coincidentemente” essas sementes não são produzidas na África, mas em países ricos do norte global. Isso sem falar de todos os problemas de biodiversidade associados a essa decisão.
- Ou seja, não apenas a porção de dinheiro manchado de sangue “doado” por bilionários é MENOR do que eles deveriam estar pagando normalmente com imposto de renda para começo de conversa, a parte que é direcionada a “ajudar populações em risco” mais frequentemente apenas deixa essas populações ainda mais endividadas com estes mesmos bilionários que já estão as explorando.
Não existe bilionário bonzinho.
Se você gostou desse post, é um sinal de que você pode gostar de meus livros! Compre aqui.
https://www.okayafrica.com/why-africans-dont-trust-bill-gates-philanthropy/
https://jacobin.com/2021/02/jeff-bezos-amazon-exploitation-ceo
https://www.thenation.com/article/society/bill-gates-philanthropy-misanthropy/#
https://www.cnbc.com/2024/02/22/tax-evasion-by-wealthiest-americans-tops-150-billion-a-year-irs.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário