quarta-feira, 4 de junho de 2025

A Bostificação de Serviços Digitais


YouTube, Netflix, CapCut, Spotify, Amazon, Google, Windows e muitos outros são alguns serviços digitais que passaram pelo processo que chamo de “bostificação”. Basicamente, eles se tornaram piores e piores a cada nova atualização e política implementada.

Talvez vocês não lembrem-se mais disso, mas a apenas alguns anos atrás, o YouTube exibia apenas uma propaganda por vez, e não apenas isso, mas você também podia ver quantas propagandas o criador do conteúdo colocou em seu vídeo, e se você julgasse um número exagerado, você podia, simplesmente, sair do vídeo antes de assisti-lo. Hoje em dia não é mais assim. E além disso, você não precisava pagar o premium para deixar músicas tocando em segundo plano, nem no PC nem no celular, isso era uma função padrão, básica!

Mas pode ter certeza que essas não vão ser as últimas bostificações que esse serviço vai sofrer, e logo logo vamos ter 1 minuto de propagandas impuláveis, depois 2, depois um limite de quantas músicas você pode ouvir por dia ou o que quer que dê na telha dos donos dessa companhia maldita.

Outro exemplo, a pouco tempo atrás, o Capcut era o melhor aplicativo para edição de vídeos gratuito. Com a última atualização, agora é praticamente inútil para não-pagantes, e eu tive que desinstalar ele do computador; esse aplicativo sendo especialmente ofensivo, pois esperou até o último momento, quando o vídeo já estava completo, a edição finalizada, para me avisar que ele não permitira a exportação do arquivo a menos que eu comprasse a versão pro do aplicativo.

Ou as coisas que eram grátis antes se tornaram pagas hoje, ou as coisas que você pensou que já tinha comprado estão sendo revendidas para você, só que piores.

E isso não para por aí.

Hardwares passam por atualizações que pioram suas performances, forçando você a comprar equipamentos mais novos, conteúdo digital pelos quais você pagou são simplesmente tirados de você sem cerimônia, e mais e mais funções inúteis são empurradas nossa goela abaixo a fim de justificar a exibição de mais e mais propagandas e outras formas de exploração.

Uma das explicações que li para esse fenômeno é a expectativa de aumento infinito de lucros por parte de acionistas, e você é bem vindo a pesquisar mais sobre o assunto, mas eu acredito que o permitiu que caíssemos nessa armadilha em primeiro lugar foi o fim da mídia física.

O fim do CD, DVD, do Bluray, o fim de realmente sermos donos de qualquer programa. Serviços online que antes eram convenientes hoje nos controlam com punho de ferro e são pouco mais do que, em realidade, outro boleto no fim do mês.

E eu não sei quanto a você, mas eu nunca recebi um suporte que resolveu um problema que eu tivesse com um aplicativo super avançado que está conectado com a internet 100% do tempo... Mas eu já passei por situações onde serviços que eu usava foram tirados de mim.

Felizmente, essa não é uma situação sem solução correto? Talvez ela seja a pior solução de todas, mas você já ouviu falar dela. Pois quando a “injustiça se torna lei, resistência se torna dever”!

Viva a pirataria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário